Virar Sócio ou Credor da Cemig


Aqui em Minas é muito comum ouvir o pai gritar para o filho: “Apaga a luz que eu não sou sócio da Cemig!” Eu não posso falar o mesmo para o meu filho pois sou sócio (minóritário) por ter ações da empresa via Bovespa (a nossa Bolsa de Valores). Claro que isso não é sinal que deixo as luzes de casa acessas à toa, pois a conta no final do mês eu tenho que pagar. A Cemig não me isenta disto é claro, pois sou também consumidor. Mas tem os seus benefícios, recebo dividendos (lucro da empresa pago aos acionistas), além do valor do aumento da ação (que nos últimos 6 meses subiram 40%). Virar sócio de um negócio é ter participação no lucro e a empresa é obrigada a pagar no mínimo 25% do lucro líquido. No caso a Cemig paga no mínimo 50% do lucro líquido.

Mas em março (fevereiro para fazer a proposta) deste ano terá uma oportunidade a mais, ser credor da Cemig! Isso mesmo, emprestar dinheiro a ela. Assim como o consumidor poderá ficar devendo dinheiro à Cemig por não pagar uma conta de luz, você pode, ao contrário, ter a receber da Cemig via debêntures (títulos de renda fixa emitidos por empresas privadas). Parece com os títulos públicos, assim como o Tesouro Direto, porém com um risco maior (pois o governo é considerado de menor risco) e também com um prêmio maior (juros maiores). Aí que está a vantagem: receber juros de uma grande empresa como a Cemig! Numa época de juros menores temos que procurar mais e assumir mais riscos para ganhar mais. As debêntures em questão pagarão no máximo 7,3% anualmente e o valor do principal a ser pago em 3 parcelas mais a variação do IPCA no período em 2020, 2021 e 2022 (caso do título mais longo de vencimento em 10 anos). Nos próximos dias deve sair datas da oferta. É um investimento interessante para diversificar a parcela de renda fixa no médio prazo.

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Antonio Alves on fevereiro 17, 2012 at 6:09 pm

    Quem tiver interesse deve procurar a sua corretora ainda este mês pois no dia 28 será feita a precificação das propostas. Depois só no mercado secundário, a preço de mercado (espera-se que o mercado tenha maior liquidez nesta emissão no novo mercado de renda fixa, sendo assim, você ainda poderia vender os títulos mais facilmente antes do vencimento se necessário). De preferência a corretoras independentes, pois as dos bancos parecem nem saber que existe, não querem ter o trabalho para com os clientes sem ganhar nada.

    Responder

  2. Posted by Antonio Alves on fevereiro 29, 2012 at 6:03 pm

    Saiu uma notícia hoje dizendo que a taxa máxima caiu de 7,3% para 6,2%. Vamos ver amanhã oficialmente (se for verdade entrei por pouco). É, as taxas de juros estão caindo rápido este ano! http://www.debentures.com.br/informacoesaomercado/noticias.asp?mostra=8768&pagina=

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: