Custo-Benefício?


Todo mundo sabe que analisar o custo benefício é importante, mas tem que analisar também muito o verdadeiro benefício. Por exemplo, não adianta comprar barato e com qualidade inferior. Em pouco tempo o produto pode ficar estragado (ex: bolsas, mochilas, sapatos). Ou comprar algo relativamente barato mas que você não precisa ou usará pouco. Desta forma o bom custo-benefício será na verdade um grande desperdício! E tem gente que compra caro, ou o modelo mais caro de um produto que não vai usar (ou muito pouco).

E o que é caro ou barato? Depende do benefício que você quer e necessita. Se você é um músico, pode compensar comprar aquele instrumento melhor, que consequentemente é mais caro, mas para você é um bom custo-benefício. Já quem é amador ou está aprendendo, pode comprar algo mais simples primeiro, mas que atenda o seu uso.

Nos investimentos também há o custo-benefício. Por exemplo, um fundo de renda fixa, por ter taxa de administração, pode ser bem caro comparado ao Tesouro Direto e ter benefícios parecidos. Claro que pode ser vantajoso ter a facilidade e a liquidez do fundo, mas para isso o custo (a taxa de administração) deve ser o menor possível. Mas neste caso pode ser que você precise de muito dinheiro para conseguir isto. O mesmo vale para um CDB, que não tem taxa de administração mas tem um % do CDI (a taxa de juros máxima).

Portanto antes de olhar o preço, olhe bem o que você precisa, as características do produto que você necessita (de consumo ou de investimento) e depois avalie a qualidade, marca e faça uma boa pesquisa de preços nos modelos mais adequados. E boa compra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: