Comprar ou não comprar?


Pra mim o maior erro do consumidor é o impulso. Sim, aquela oferta, ou sugestão do vendedor para comprar determinado produto. Por melhor que pareça a promoção, temos que fazer no mínimo duas perguntas: eu preciso disso agora? O preço vale a pena?

Eu acho que encontrei a solução para este erro de compra por impulso, a pesquisa, sim a velha pesquisa de preço que agora tem a facilidade da internet. Afinal, se usam a sua caixa postal virtual para milhares de ofertas “imperdíveis” com validade “curta”, por que não utilizar a tecnologia a nosso favor? Então antes de clicar no produto em questão, dê uma pesquisa nos sites de comparação de preços da internet e veja se a oferta é boa mesmo. E aproveite para ver outros produtos similares. Não esqueça de pesquisar também as características do produto. Você pode pagar barato por um produto que você precisa pouco ou ter outro produto que te atenda que custe menos ainda! Alguns sites tem até histórico de preços para verificar se já custou mais barato recentemente. Claro que é bom ter critério ao comparar produtos parecidos, pois qualidade tem um preço maior que vale a pena. Por isso não deixe de ver também os depoimentos de consumidores dos produtos pesquisados.

Decidido o produto, outra coisa muito importante são as condições de compra. Não quero dizer as condições de pagamento, pois quase sempre à vista o preço é melhor, mas como e aonde comprar. Tem frete? É fácil trocar? O fornecedor é conhecido? Na internet é fácil pesquisar sobre relamações e soluções das empresas de venda também. Não esqueça também de verificar se você não tem algum desconto especial em alguma loja ou cartão que faça o preço baixar ou empatar com um fornecedor que não ofereça as mesmas condições ou vantagens.

E todo este custo de tempo de pesquisa, compensado num preço mais em conta a ser pago para o fornecedor mais justo, pode ter ainda uma vantagem adicional: chegar a conclusão que não preciso deste produto! Ou seja, esta compra seria por impulso e a preço caro! Eu já fiz isso, e espero não fazer mais. Na dúvida, não compre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: