Imposto de renda é bom?


Desta vez você deve estar achando que sou maluco: como pode achar imposto coisa boa? Bem, realmente, eu não acho imposto uma coisa boa, pois ele é obrigatório e não permite a livre escolha da melhor destinação deste dinheiro. Porém a questão é outra, já que todos nós temos que pagá-lo, não seria bom que tivessemos um imposto de renda bem elevado? Agora sim, pirou de vez! Não, não estou defendendo uma maior tributação por parte do governo, apenas desejo pagar muito imposto de renda, como diz o meu pai, pois isto significaria que tenho uma renda bem maior ainda! O que você prefere? Ganhar próximo de 2 salários mínimos e não pagar nada de IR ou ganhar 10 vezes mais e pagar 21% deste valor em IR? Eu prefiro ganhar mais mesmo que parte vá para o governo via imposto. Outra vantagem do IR é que podemos avaliar anualmente, como está o nosso patrimônio, de preferência, sempre subindo.

Para provar que não gosto de imposto, apesar de querer sempre pagar mais, ou melhor, ganhar sempre mais, veja o que eu faço para pagar menos imposto de renda. Nos investimentos de renda fixa (fundos, CDB, títulos públicos ou privados) evito resgatar em menos de 2 anos, pois o IR baixa de 22,5% (resgates até 6 meses) para 15%. Quando quero guardar o dinheiro para um prazo mais curto, coloco na poupança mesmo que é isenta de IR. Na verdade o melhor é se programar e reservar parte para curto (poupança) e parte para médio e longo prazo, pois passado 2 anos você poderá resgatar com o mínimo de IR. Para o longo prazo evite os fundos de renda fixa pois eles pagam IR semestralmente, mesmo sem resgates. Outra grande vantagem para a bolsa de valores, vender ações não pagam IR se o total das vendas mensais não ultrapassar os 20 mil reais.

Se fosse só o IR estaria ótimo, mas ainda temos muitos outros impostos para pagar, a maioria deles associados ao consumo, portanto a melhor saída é consumir menos, ou quando isto não é possível, consumir melhor. Como? Fazendo pesquisas, para procurar o que melhor nos atenda ao menor preço possível e portanto com imposto menor. Verificar se não é possível pagar menos ou até não pagar impostos. Um exemplo é a venda de imóvel (até 440 mil) para a compra de outro no período de até 6 meses. Portanto se possível pague menos impostos, se não, desejo que pague muito (ganhe muito)!

Anúncios

4 responses to this post.

  1. Muito bom! Pagar IR ninguém gosta, mas TER que pagar IR é um ótimo sinal!

    Organizar os investimentos para pagar o mínimo possível, de acordo com a lei é, sem dúvida, o melhor caminho.

    Ótimos textos, muito bem escritos! Parabéns!

    Responder

    • Posted by Antonio Alves on março 31, 2011 at 8:21 pm

      Obrigado Arthur,
      Os seus textos também são ótimos e devem ajudar a muita gente (me incluo)!
      Como te falei está na relação de blogs que acho indispensáveis na área (meu blogroll)
      Abraços!

      Responder

  2. Muito bom seu Blog Antonio!!!
    Parabéns amigo, o conheci atravez da comunidade do Davi no Orkut (Ações – Buy and Hond – Bovespa), tbem add vc no twitter.
    Recomendo visitar meu blog tbem parceiro.
    http://financasforever.blogspot.com
    Visita lá, ok.
    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: