Rico ou pobre?


Responda a seguinte pergunta: você é rico ou pobre? Para ficar mais claro, rico do ponto de vista financeiro mesmo. Mas cuidado, não estou perguntando se você é milionário ou tem muitos bens que valem uma fortuna se forem vendidos. Isto porque, voltando ao exemplo da loteria, tem milionário que fica pobre mesmo, o último ganhador do BBB que o diga. Vem fácil, vai fácil. Aliás, ter muito  dinheiro apenas não significa riqueza pois o comportamento do rico é bem diferente do pobre. Pobre quando ganha uma graninha vai logo fazendo festa. Funcionário quando ganha aumento já gasta por conta. Rico quando ganha algum dinheiro extra investe, não troca de carro, pois carro não é investimento. Festa é planejada, pois senão sai do controle e se sair do controle é prejuízo na certa. Ah, e rico não ganha na loteria, pois só ganha quem joga e rico não joga dinheiro fora, pois a chance é mínima. Confesso que poucas vezes joguei na loteria, a última foi quando tive que pagar algo na lotérica e o prêmio estava acumulado, já que estava na fila…

Claro que tem acontecimentos na vida que fazem você perder muito dinheiro, tipo saúde ou desemprego, mas é temporário, e se você gastar menos do que ganha e ter uma boa reserva financeira, poderá passar bem. Eu posso dar o meu testemunho, fiquei desempregado e quando terminou o seguro desemprego já estava empregado novamente e durante este período não foi preciso fazer nenhum sacrifício pois tinha uma boa reserva financeira. Ah, mas tem o lado emocional, claro, mas com dinheiro no bolso, ou melhor no banco, ou melhor ainda em ações de boas empresas, tudo fica mais tranquilo.

Um conhecido estava me falando sobre tanto carro novo nas ruas, será que todo mundo está ganhando bem, ele perguntou? O Brasil finalmente virou um país de ricos? O que aconteceu se a renda não subiu tanto assim? Crédito fácil! Carros  sendo financiados a 80 meses (quase 7 anos) a juros absurdos sem entrada! Agora as coisas estão mudando…

Mas voltando a pergunta inicial, eu me considero rico com a renda que tenho, que não é muita, pois posso comprar à vista, com desconto, o que pessoas “pobres” que ganham mais, têm que pagar a prazo, com juros! Eu sou assalariado, não sou milionário (ainda), mas vou acumulando patrimônio enquanto os pobres vão acumulando dívidas. E quanto mais ganha o pobre, pior, mais carnê ele paga. Agora deu pra entender o que é ser rico ou pobre?

2 responses to this post.

  1. Antonio,

    melhor ainda fazermos a seguinte pergunta. Estou enriquecendo ou estou empobrecendo?

    Seu texto deixa muito claro as simples escolhas a fazer. Não importa o quanto cada um ganha. Quem poupa todo mês enriquece todo mês. Quem gasta tudo o que ganha (ou mais do que ganha) empobrece a cada mês.

    Enriquecer é mais fácil do que pensa a maioria, mas cada um que escolha o seu caminho…

    Parabéns pelo blog!

    Abraço

    Responder

  2. Ola Antônio!

    Cliquei no link do seu nome no blog do Leitão e
    Parabéns pelo Blog!
    Otimos post, ganhou mais um leitor.

    =D

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

