Bate papo sobre ações


Hoje no MSN um amigo de longa data, sabendo da minha experiência em investimentos, resolveu trocar umas idéias, no fim, vi que tinha um excelente texto sobre ações que compartilho com vocês (apenas troquei o nome dele por razões óbvias, praticamente não editei nada, portanto perdão pelos erros):
Amigo que quer virar investidor diz:
quando vc liberar aí, queria te fazer mais umas perguntinhas sobre ações, se der tempo!
Antonio Alves diz:
Claro, estou atualizando as minhas ações. Hoje foram + 0,28%, o Ibovespa +0,03%.
Amigo que quer virar investidor diz:
que beleza, heim?!
Um dia vou chegar nesse ponto!!
Antonio Alves diz:
Neste mês +3%, e olha que o Ibovespa subiu 5%. A carteira CBN +1,8%. No ano estou ganhando +3% e o Ibovespa +2%, carteira CBN -1%!
Amigo que quer virar investidor diz:
muito interessante!
bom, ainda sou muito leigo no assunto de bolsa de valores e ações.
não sei se seria pra agora
mas eu posso comprar ações em um dia, e por exemplo, vender no dia seguinte, se tiverem valorizado?
Como funciona?
Antonio Alves diz:
Isto a carteira toda. Minha carteira é mais defensiva, tem muitas eletricas, saneamento. Se sobe muito num dia sobe um pouco menos, se cai muito a minha cai pouco.
Mas na média tá superando.
Amigo que quer virar investidor diz:
humm… é sempre tratado em termos de “carteira”?
e não em lotes de determinadas ações?
Antonio Alves diz:
Sim, pode vender. Se for no mesmo dia chama-se day trade. E paga mais IR (20%)
A carteira é a seleção de ações.
Amigo que quer virar investidor diz:
ah, sim. Lembro-me desse nome
então na teoria poderia comprar e vender sempre no mesmo dia, se tiver valorizado mais, e se a diferença entre o rendimento e o IR sobre o rendimento compensar… certo?
Antonio Alves diz:
Os lotes são grupos de 100 (+ comum), 1000, 10000 ou 100.000 ações.
Mas pode ser comprado/vendido por ação (mercado fracionário), com preços próprios.
Na verdade o IR sempre compensa, pois se paga é sinal que ganhou, pois o cálculo é feito deduzindo os gastos (corretagem).
Amigo que quer virar investidor diz:
saquei.
Mas na prática, como fica o intervalo de tempo entre compra e venda?
Tipo… tem esse lance de rendimento mensal, anual, diário?
Antonio Alves diz:
Ah, com exceção day-trade, as vendas de Pessoa Fisica na bolsa até 20mil no mês é isento de IR!
Amigo que quer virar investidor diz:
ah, é?
Antonio Alves diz:
Pois é este rendimento só vale pra saber o preço das ações no momento. Enquanto não vender as ações não realiza o lucro ou prejuízo (que pode ser compensado dos lucros futuros).
Amigo que quer virar investidor diz:
hum… ainda meio complexo pra mim.
Terei que estudar mais
Antonio Alves diz:
Por isso eu compro e vendo todo mês (2 vezes) pra realizar parte do lucro.
Amigo que quer virar investidor diz:
Indica alguma bibliografia?
PDF?
Antonio Alves diz:
O INI é a melhor fonte de informações do ponto de vista de investimento. Temos que lembrar que tem a especulação (trades). Fora os jogadores e apostadores que só perdem dinheiro.
Amigo que quer virar investidor diz:
o que é o INI?
Antonio Alves diz:
http://www.ini.org.br/ Instituto Nacional de Investidores
Tenho uns PDFs deles (informativos mensais)
Amigo que quer virar investidor diz:
nossa, sério? rsrs… realmente, estou engatinhando ainda…
hummm… bacana! esses PDFs aí, vc teria como me mandar depois?
Por e-mail? Ou baixo do site?
Antonio Alves diz:
Dá pra baixar. Mas vou te passar os que tenho. Você também pode se associar e ganha mais informações, cursos… etc.
Amigo que quer virar investidor diz:
hum… legal!
Vc sempre se refere a esse site, nos seus estudos e dúvidas, se é que ainda lhe resta alguma sobre o assunto?
Antonio Alves diz:
http://www.ini.org.br/ini/site/informativo/ (tem todos lá)
Amigo que quer virar investidor diz:
bacana!! Me recomenda a ler de cabo a rabo todos esses aí?
Não tenho medo de leitura!
(ou é melhor me concentrar nos últimos meses?)
Antonio Alves diz:
Pois é, eu mesmo não li tudo! Mas vale a pena. Leio por indicação de uns amigos meus de uma comunidade no orkut.
Amigo que quer virar investidor diz:
bacana! Mas nesse site tem informações conceituais para leigos também, que querem conhecer e começar a se aventurar?
Antonio Alves diz:
Isso leia de tras pra frente (do mais novo pro mais velho), mas vou te passar uns interessantes.
Ah, você já leu o meu blog?
Amigo que quer virar investidor diz:
passe sim! pra eu focar mais
Amigo que quer virar investidor diz:
não li seu blog ainda
manda o link aí pra eu salvar aqui, please!
Antonio Alves diz:
Tem sites interessantes, além do meus textos é claro (eu escrevo pouco), já estou com o inicio de um outro texto pra publicar, mas falta tempo. Como vou entrar de férias (15 dias) vou atualizar.
Amigo que quer virar investidor diz:
legal!
Antonio Alves diz:
https://antonioavf.wordpress.com
Amigo que quer virar investidor diz:
Tô lendo aqui! Vou começar pelo seu blog!
Vc fala mais sobre ações, ou tem investimentos de todos os tipos tb?
Antonio Alves diz:
Isso, é mais fácil de ler, pois eu escrevo pra pessoas leigas mesmo.
Amigo que quer virar investidor diz:
é, tô ligado!
Antonio Alves diz:
Eu dou uma pincelada sobre os investimentos.
Amigo que quer virar investidor diz:
show!
quero aprender sobre isso pra valer, cara!
Ficar bão no negocio, igual vc, rsrs!
mas vou devagar, até pegar confiança no lance de ações
Antonio Alves diz:
Mas, como vc disse, vai devagar com as ações! Se começar mal vai acabar te assustando…
Falamos juntos!
Amigo que quer virar investidor diz:
rsrs
Antonio Alves diz:
hehe
Amigo que quer virar investidor diz:
aqui
sobre investimentos “seguros”…
posso começar com o TD então?
Antonio Alves diz:
Faça como eu comecei (em 2004), comprei um minimo de um fundo de ações pra conhecer o mercado. No seu banco tem vários fundos interessantes e baratos (taxas de administração). Um que quase todo banco tem é o PIBB (taxa de 1,5% aa) E por livros sobre investimentos conheci o Tesouro Direto (TD) e logo comecei a experimentá-los.
Amigo que quer virar investidor diz:
começou de cara com ações?
Antonio Alves diz:
Quando comprei foi na máxima do ano (em 2003 a bolsa tinha subido 100% como em 2009), caiu 25% em 2 meses mais ou menos e depois comprei mais. Um ano depois tinha dobrado o capital só de (e só comprando). Em 2005 aproveitei uma oportunidade lançada pelo governo (PIBB11) e no ano passado montei minha carteira (sai da maioria dos fundos que tinha, quase tudo no lucro, pois aprendi a vender um pouco a partir de 2006 quando o lucro era alto e vi que não ia sustentar rentabilidades tão altas)
Sim, pra segurança e custo baixo, o TD é otimo, principalmente a NTN-B, pois garante a inflação + % fixo se você deixar até o vencimento. Por isso é bom diversificar também: Poupança (que no momento está empantando com os fundos melhores, pois os piores estão perdendo).
A NTN-B Principal é melhor pois adia o pagamento do IR e dos juros só no resgate (vencimento).
A NTN-B (normal) é melhor quando já está aposentado, pra receber semestralmente uma renda. Dá pra comprar 2 títulos com vencimentos distintos e ganhar de 3 em 3 meses.
Amigo que quer virar investidor diz:
bacana
Antonio Alves diz:
Como não existia isso no inicio ainda tenho muito das normais!
Amigo que quer virar investidor diz:
entendi
Antonio Alves diz:
Se ganhasse um premio milhonario (tipo Silvio Santos, BBB, mega-sena) é só dividir o dinheiro como falei e ter uma renda vitalicia e deixado pros herdeiros, de 3 e 3 meses (jogando na poupança pros gastos diários). É só não resgatar o principal!
Mas com meus investimentos espero chegar no primeiro milhão antes de aposentar!
Amigo que quer virar investidor diz:
uai, bacana D+ da conta, cara!
Antonio Alves diz:
Ou seja estou programando a minha vitoria num programa de auditorio!
Amigo que quer virar investidor diz:
rsrsrs
Antonio Alves diz:
Pagando em prestações (economia mensal) e administração ativa (pra aproveitar as oportunidades).
Amigo que quer virar investidor diz:
saquei.
Antonio Alves diz:
Se todo mundo fosse assim os juros seriam menores (devido a alta poupança) como no Japão! Mas o brasileiro “adora” um carnê! hehe
Amigo que quer virar investidor diz:
é vero…
Antonio Alves diz:
Eu prefiro pagar carnê pra mim! E sem pagar o boleto (taxas de administração por ex.)
E nem por isso deixo de consumir (tudo a vista e com desconto).
Amigo que quer virar investidor diz:
isso é bom. à vista. Desconto.
Antonio Alves diz:
Mas dentro das minha possibilidades!
Amigo que quer virar investidor diz:
claro
Antonio Alves diz:
O segredo, como conto no meu blog (o segundo texto eu acho) é reservar a poupança antes, gastar depois!
Amigo que quer virar investidor diz:
isso é fato.
assim fizemos (poupança antes de gastar) pra conseguirmos contruir nossa casa
tb tudo à vista
Antonio Alves diz:
Pra isso é bom fazer orçamento (hoje nem preciso), e um bom fluxo de caixa (esse faço todo mês e reviso dirariamente com as entradas e saídas.
Amigo que quer virar investidor diz:
todo nosso “patrimônio” (meu e da minha esposa) conquistado até o momento se resume na nossa casa.
Antonio Alves diz:
Este mês recebi vários dividendos das “minhas” empresas!
Amigo que quer virar investidor diz:
como assim, dividendo das suas empresas?
Antonio Alves diz:
O trabalhão agora vai ser declarar este tanto de empresas (40) que comprei no ano passado pra Receita!
Dá trabalho mas compensa o aprendizado. Vou começar a ser mais seletivo, pois a época de pechincha acabou!
Amigo que quer virar investidor diz:
as empresas são as ações? E os dividendos vc recebe através das ações? Comprou ações de 40 empresas distintas?
Antonio Alves diz:
Sim, na verdade devem ter sido umas 50, ficando umas 35 + 5 que comprei este ano (rendimento médio só das ações novas de 2010, 12%), pois garimpei bem!
Amigo que quer virar investidor diz:
bom demais, heim?
Antonio Alves diz:
Claro que algumas poucas no prejuízo (proximo de -2%), mas tem outras com 100% ou mais, até preço negativo eu tenho!
Amigo que quer virar investidor diz:
existe isso de preço negativo?
Antonio Alves diz:
Comprei na baixa, fui vendendo parte na alta e restou ações só com o lucro!
Amigo que quer virar investidor diz:
?
Antonio Alves diz:
Tipo comprei a 5,00 1 lote de 100 = 500, vendi 10 a 7 = -70, depois 10 a 8 = -80, 10 a 9 = -90, 10 a 10 = -100, 10 a 11 = -110, 10 a 12 = -120 e 10 a 13 = -130 , resultado 30 ações a 13 = 390 + 700 (em dinheiro) , ou seja (500 – 700) / 30 = -6,66 de preço médio e ainda tenho 30 ações valendo 390!
Claro que é hipotético, mas tenho ações que só no ano passado, durante 6 meses, ficaram em -2,00, -34!
Amigo que quer virar investidor diz:
humm…
Antonio Alves diz:
O meu PIBB11 comprado no final de 2005 está em -97,28 por ação!
E passou pela maior crise mundial dos últimos 50 anos!
Amigo que quer virar investidor diz:
significa que vc está “devendo” dinheiro pra essas ações?
Antonio Alves diz:
Não, isto é alavancagem (tipo opções ou derivativos)! É arriscado e tem empresa que quase quebrou por isso!
Amigo que quer virar investidor diz:
ah, sim!
Antonio Alves diz:
Eu ponho negativo pois na venda é -10 ações vezes o preço e vai deduzindo do valor comprado!
Amigo que quer virar investidor diz:
mas o que significa meu PIBB11 estar a “menos 97,28”?
ah, ok, vc já explicou aí em cima
entendi agora
Antonio Alves diz:
Ou seja tem ação que mesmo que a empresa quebre e ação não valha mais nada já estou no lucro (coisa dificil pois não opero mico, ação que não vale quase nada mais e vive de especulação tipo Telebrás)
Analiso muito antes de entrar (financeiramente o historico da empresa, resumo dos balanços).
Amigo que quer virar investidor diz:
mas então NUNCA existe a possibilidade, de por exemplo, eu comprar X reais em ações, e eu depois ter que PAGAR pra vendê-la?
Tipo… no seu exemplo. 500 reais em ações. Ela desvaloriza, desvaloriza, perco os 500 reais e é o máximo que eu posso perder, ou posso vir a ter que PAGAR além dos 500 já gastos?
Antonio Alves diz:
Comprando ações no mercado à vista não tem este risco, já com opções… Só terá que pagar corretagem (% ou valor fixo pequeno)
No PIBB11 vendi pouco mais da metade e já recuperei o capital inicial e mais o dobro!
Mês que vem vou vender o resto pois acredito que a bolsa está bem alta e prefiro ficar com as minhas empresas.
Gerando dividendos e acumulando pro longo prazo!
Antonio Alves diz:
Faltou falar que o PIBB é um fundo de indice (IBrx-50) que reflete as 50 maiores ações do Bovespa (maior valor de mercado), mas nem todas são tão boas assim, prefiro escolher.
Na época foi oferecido um seguro pelo BNDES que se em 12 meses desse prejuízo o BNDES devolveria o capital. Pode parecer ruim mais se acontecesse isso eu poderia pegar o dinheiro e comprar as mesmas ações mais baratas ou seja mais pelo mesmo preço, que claro após algum tempo iria valorizar. Mas o mercado estava tão bom que lucrou bem!
O lote continua em 100 ações, mas na prática não faz tanta diferença, apenas que nas ações menos negociadas existe uma diferença (spread) entre o preço do mercado (lote) do fracionário.
Amigo que quer virar investidor diz:
saquei… tem que conhecer e estudar bastante mesmo, né?
Antonio Alves diz:
Por isso as empresas costumam dividir o preço (tal como a CSN fez semana passada, pois a ação dela tava chegando a 70 reais cada ação, lote 100*70 = 7 mil pra negociar 1 lote!). Quando isso acontece eles aumentam o número de ações. Ex: eu tinha 5 ações na CSN a 70 reais (aproximado), depois do desdobramento de 50% (nome que se dá) eu passei a ter 10 ações a 35.
Amigo que quer virar investidor diz:
ah sim! Tá clareando, rsrs
Antonio Alves diz:
Estes detalhes a gente vai aprendendo por experiência mesmo pois é muito dinâmico. Tem também os proventos: Dividendos, Juros sobre o Capital Próprio (dividendos antecipados que não pagaram IR, por isso é descontado ao receber 15%).
Todo mês recebo algum provento, até porque o Bradesco, uma das “minhas” empresas paga todo mês, é pouco, mais é sagrado pois o banco sempre lucra!
Amigo que quer virar investidor diz:
bacana D+!
Antonio Alves diz:
E o que é melhor, ainda valoriza a ação. Mas o mercado é volátil (sobe e desce com os movimentos de compras e vendas dos grandes investidores). Não só grandes investidores pois eu mesmo um dia quando começei, por engano, comprei um lote de uma empresa nova e pequena, poucos negócios, por 11 reais achando que era uma pechincha, pois ela valia 18 no dia anterior e como não tinha percebido que o desdobramento já estava valendo (portanto preço verdadeiro = 9). Resultado, neste dia a empresa foi a segunda mais alta da Bovespa (22%) somente com a minha compra de 1 lote! A empresa toda passou a valer 22% mais e todos os acionistas ficaram mais “ricos”! No dia seguinte a situação se normalizou pois comprei novamente 1 lote ao preço anteriror (9) antes que alguém o fizesse. Iniciante deve ter cuidado, demorei quase um ano para reverter o prejuizo, o preço do produto dela subiu no mercado internacional e consequi vender este lote inflado mais caro que tinha comprado na época, baixando o meu preço médio e eliminando o único prejuízo até então.
Amigo que quer virar investidor diz:
então comprar ações de um “bom banco” é uma boa, né?
Antonio Alves diz:
Sim, um bom banco, uma boa siderúrgica, uma boa elétrica etc.
Amigo que quer virar investidor diz:
sim, claro! São os “ativos”, certo?
seus ativos provendo renda
Antonio Alves diz:
A Copasa por ex. acabou de anunciar que vai pagar 50% do lucro liquido este ano. Por lei as empresas na bolsa devem pagar 25% do lucro minimo, desde que tenham capacidade para fazê-lo.
Eu tenho outras empresas (de energia eletrica que pagam 100%)!
Amigo que quer virar investidor diz:
como pode isso? Pagar 100% do lucro delas?
Antonio Alves diz:
Claro que elas sobem pouco pois o dividendo é descontado do preço da ação.
Pois são empresas que só geram capital não precisam crescer (tipo empresas de distribuição ou geração de energia com contratos de longo prazo, já tem clientes certo para comprar)
Amigo que quer virar investidor diz:
ah, sim!
Antonio Alves diz:
Ah, lembrando que 100% do lucro líquido (menos despesas e impostos)!
Amigo que quer virar investidor diz:
claro! Sempre eles, os impostos!
Antonio Alves diz:
Não tem mágica!
Amigo que quer virar investidor diz:
nunca! No Magic!
cara, muito bacana tudo isso!
Antonio Alves diz:
Mas se a empresa gastar mal, tiver custos altos… come o lucro!
Amigo que quer virar investidor diz:
preciso ler algo mais basico primeiro
antes de qq coisa. Algo como “Mercado de Ações para Leigos”.
pra depois eu ir experimentando
Antonio Alves diz:
Se você me permitir vou colocar esta conversa no meu blog! Claro vou colocar outro nome.
Amigo que quer virar investidor diz:
mas já a partir do dia 5/4 (após meu próximo salário) já vou começar meus investimentos, muito provavelmente aquilo que vc me recomendou: TD Principal
Antonio Alves diz:
Muita gente pode aprender também!
Amigo que quer virar investidor diz:
uai, claro! Pode sim! Pode editar o que quiser editar! Inclusive meus dizeres, ok?
use o Nick que julgar mais interessante
Amigo que quer virar investidor diz:
Abraços!
boa noite
Antonio Alves diz:
Abraços e boa noite!

Deixe um comentário

