Saúde Financeira 5


O ano começou com o Banco Central mantendo a taxa de juros a 8,75% ao ano (a famosa SELIC), a mais baixa da história. O que este número diz a você? Se você continua endividado, não afeta muito, pois os juros da sua dívida deverão estar próximos disso por mês! Mas se já começou a investir ela diz muito, pois ela significa o custo do dinheiro para ser aplicado a partir de agora. Desta forma a SELIC serve para verificar se você está tendo um bom resultado nos seus investimentos. Como medir e saber se está investindo bem? Tentarei explicar neste artigo como fazer isto.
A parcela do seu investimento em renda fixa (Poupança, Tesouro Direto, CDB, Previdência Privada, fundos DI ou Renda Fixa) está bem aplicada se você tiver rentabilidade mensal próxima ou até melhor que a taxa SELIC mensal. Como fazer isso? Evitando taxas de administração altas, por exemplo, ou colocando na Poupança parte do dinheiro que irá ou poderá gastar nos próximos meses, para evitar pagamento de imposto de renda (IR) alto. Lembre-se: até 6 meses de investimento o IR sobre o lucro é de 22,5%, desta forma mesmo que conseguisse um rendimento seguro igual a SELIC (muito difícil para pouco capital, além das taxas) cairia para 6,78% a.a., a Poupança garante por lei (ainda) pelo menos 6,17% a.a. (0,5% ao mês) sem IR ou taxas (difícil achar taxas menores que 1%, existem, mas tem que procurar muito).
Outra alternativa boa de ganho acima da média, porém mais arriscada, neste momento de possível subida dos juros mais a frente, são os títulos pré-fixados, pagam mais que a SELIC, porém se ela subir você pode começar a perder dinheiro. No Tesouro Direto tem estes títulos (LTN e NTN-F), mas caso não queira arriscar fique com a LFT que acompanha a SELIC ou então a NTN-B que rende fixo + IPCA (inflação).
Mas se você acha este lucro pequeno pense em aplicar parte do patrimônio na renda variável (ações, contratos de mercadorias e até imóveis). Mas lembre-se, o risco é bem maior, principalmente agora que estamos vivendo uma alta nestes mercados. Para a bolsa de valores a referência é o Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira), que indicará se você está ganhando mais na sua carteira de ações particular que a média do mercado (índice).
Não se esqueça também da liquidez (facilidade de sair do investimento e converter em dinheiro) para emergências ou oportunidades de melhores ganhos em outros investimentos. Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: