Saúde Financeira 3


Se suas contas estão no azul e já acumulou uma reserva razoável (em renda fixa), que possa garantir o seu sustento por alguns meses para o caso de uma eventualidade, você pode começar a aplicar parte do seu capital em investimentos mais rentáveis, apesar dos riscos, porém com mais tranqüilidade: a renda variável. Portanto, a não ser que você conheça muito bem e tenha tempo para investir uma parcela muito alta do seu patrimônio em bolsa de valores, aconselho a alocar não mais que 50% do que tem disponível. Mas antes que você coloque metade do seu dinheiro, duramente conquistado, na bolsa, fique atento a algumas dicas e conceitos.

A bolsa de valores é renda variável porque os preços das ações (parcela do capital das empresas de capital aberto) oscilam muito, devido ao movimento de compras e vendas em função de expectativas (boas ou ruins) sobre o futuro das empresas. No ano passado com a visão pessimista sobre a economia mundial, fez com que as bolsas de todo o mundo desabassem rapidamente, quase que todas as ações, gerando pânico e muitos assumindo prejuízos. Este ano, após a crise não ter sido tão devastadora como se imaginava, fez as bolsas mundiais subirem bastante, inclusive a Bovespa (a nossa bolsa brasileira).

O mais importante na minha opinião para ter sucesso na bolsa é analisar as empresas que você pretende ser ou é acionista, ter uma estratégia ao investir e medir o seu resultado para aperfeiçoar o método.

Quanto à análise, existem duas vertentes: a fundamentalista e a técnica. A primeira analisa os fundamentos econômicos das empresas através dos balanços publicados, de forma a medir se dado o passado recente da empresa compensa investir nesta ou naquela empresa e comparar a performance com outras do mesmo setor. A análise técnica ou gráfica estuda o comportamento dos investidores através do movimento dos preços das ações e verifica se vale mais à pena comprar ou vender a ação no momento. As duas são válidas dependendo da estratégia e se for bem feita. Acredito que fazendo a análise fundamentalista para escolher o que comprar e uma análise técnica para o momento de comprar ou vender seja a melhor combinação. Além disso, deve-se comprar e vender aos poucos, até chegar na sua carteira de ações escolhida e depois fazer uma alocação periódica de forma a nunca deixar a parcela variável subir mais que um certo patamar determinado pelos seus objetivos, diminuindo o seu risco. No caso de dúvidas me envie um e-mail.

Última dica, não siga conselhos de analistas do mercado, faça a sua análise e siga a sua estratégia, pois o dinheiro é seu! E não esqueça de incluir custos de corretagem (compra e venda) e custódia (mensal) para montar a sua estratégia dentro das suas possibilidades, com o menor custo, escolhendo a corretora adequada (não esqueça do DOC ou TED se for o caso).

Se você não tem tempo de fazer todo este trabalho permanente pode participar deste mercado através de fundos de ações. Mas ao escolher um fundo (que foi como comecei há anos atrás) compare e analise o que contém (ações e setores), quem administra o fundo e a taxa de administração. Uma dica de fundo: PIBB (quase todo banco tem, é o mais barato e é bem diversificado).

Existem mais alternativas para quem tem mais dinheiro? Sim, os imóveis, mas fica para o próximo artigo.

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Valdete on setembro 29, 2009 at 10:15 pm

    Acabei de receber e de ler os 3 artigos de uma vez, de trás para frente,claro. Para mim que sou leiga e pouco motivada pelo tema , mas ao mesmo tempo necessitada de esclarecimentos para movimentar minhas economias, a sua explanação pôs o assunto facilmente ao meu alcance. Ah,o tom coloquial, descontraído, ameno caiu muito bem! A idéia da planilha foi também uma boa.Gostei e pretendo acompanhar.Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: